quarta-feira, maio 18, 2011

A lua Cheia!

thiagO nardOto




Sarinha me chamou na janela e começou a fotografar a lua cheia (bom, achamos que é lua cheia), pena que ela precisava de uma objetiva melhor para poder captar as imagens mais distantes (existem vários argumentos técnicos da fotografia que eu sinceramente não entendo). Mas fiquei fascinado com a lua cheia.
Esta não é a foto da Sarah :(
Me veio a memória as diversas superstições em torno da lua cheia e como todas elas descrevem o poder da lua sobre: monstros, pessoas, natureza, simpatias, etc.
Lembrei também de como a lua cheia influencia nas marés, existe uma atração que faz com que a maré seja alterada!
Usa-se a lua cheia para romances, usa-se a lua como afrodisíacos.
A lua cheia é misteriosa é uma sugestão da vivacidade do dia em meio a penumbra, mexe com os sentidos e com as emoções.
O que mais me deixou pensativo foi lembrar da metáfora na música do Cazuza o "Blues da Piedade"... em sua crítica aos medíocres, pede-se piedade aos que "não muda(m) quando é lua cheia".
Achei tão interessante, pois na minha ressignificação da frase vejo a lua cheia como uma porta, uma oportunidade para novas experiências, ou melhor, acredito que seja o momento adequado para as mudanças necessárias, mesmo diante do caos que é a noite.
Quanta arrogância não mudar quando é lua cheia, quanta comodidade, diga-se quanta fraqueza e mediocridade, De fato, a lua cheia é o momento misterioso, nem sempre sabemos onde isso vai dar, mas sabemos que já não dá para continuar na mesma trilha, sua luz direciona para outros caminhos, talvez alguns até o da incerteza! Mas para a lua cheia, a noite já está instaurada.

A lua está cheia, você consegue fingir que nada está acontecendo? 

Entregar-se ao misterioso, ao oculto é uma decisão a ser pensada. Mas, acredite já ensaiamos diariamente nas incertezas e contingências da vida um pouco desse caminho duvidoso, árduo que levam alguns a conquistas e outros a derrotas.
A Lua cheia sempre será um imperativo ao ser humano como paradigma de oportunidade, com seus mistérios e encantos, ela é a lembrança de que alguma coisa tem que ser mudada!

Lembre-se: Na penumbra da noite, a lua cheia é a oportunidade de encontrar a saída! Devemos aproveitar!

3 comentários:

  1. Tem fotos que agente tira com nossos olhos, e que máquina nenhuma descreve o que estamos vendo, fica gravado apenas na nossa lembrança... é mto bacana!

    ResponderExcluir
  2. Massa Kah!
    Tb qero gravar imagens e eternizá-las dentro de mim... Assim, sempre trazer a memória aquilo que pode me trazer esperança!
    Vlw pelo comentário!!

    ResponderExcluir
  3. liane_andr@yahoo.com.br24 de maio de 2011 às 20:27

    AE Thiago seu blog ficou muito maneiro!!!!!!

    ResponderExcluir