terça-feira, setembro 06, 2011

DESABAFO 2 - Como os nossos pais!

thiagO nardOto


Como as coisas mudam na vida da gente! 
Márcio esposo da minha prima Dayane diz que "tudo muda, até bermuda!" Acho divertida essa fala. Estava pensando em como as coisas mudaram na minha vida nos últimos anos, talvez seja o momento de fechar para balanço! Quem sabe até o final do ano!
Em tom jornalístico: No desabafo de hoje vamos falar sobre independência...
Penso, que jovem não quer ter a independência? Ter seu espaço, o seu tempo, não prestar contas... essas coisas. Estou justamente no mês em que faço dois anos de experiência longe da casa dos meus pais, ou melhor não debaixo do mesmo teto.
Para mim essa experiência tem sido muito boa, a cada dia aprendo a me cuidar e a me virar!
Acho que não estou conduzindo o texto para onde gostaria, que é na realidade expressar o meu amor e homenagear os meus pais!
A cada dia que passa eu tenho motivos e motivos para dizer o quanto eu os amo, e gostaria de fazer isso publicamente, aqui neste blog!
Ao mesmo passo que o desejo pela independência processado dentro da minha própria vontade me impulsionou a tomar a decisão de sair de casa e "experimentar" morar distante. A independência me mostrou o quanto eu sou dependente, mesmo morando distante e não dando "trabalho" para eles. Quanto mais novos geralmente somos mais arrogantes em relação a vida e ao conhecimento, esquecemos que os dias falam e as cãs dizem muito! Tudo incomoda e as qualidades dos velhos nem sempre são acentuadas!
Gostaria de falar um pouquinho do que vejo e sempre vi nos meus pais: 


Meu pai um herói acolhedor, um pequeno grande homem que mesmo tão sofrido, se dedicou em um projeto que um dia ele acreditou! A vida dele sempre foi correria e seus olhos sempre em busca de garantir o melhor para os seus três filhos, e assim o fez!
Me lembro de cada detalhe, eis a programação: chegar da escola, tomar banho, fazer o dever de casa lembro dele corrigindo alguns, almoçar e depois disso, a tarde era minha, até quando eu ouvia ele gritar o meu nome da janela, e mesmo sob protesto eu acabava entrando para casa ao anoitecer!
Acho que ele é um homem que sabe o que é cuidar, ele sabe amar!
O Legal que ele tá sempre pra cima!


Minha mãe profundamente idealista e corajosa! Mulher bonita que se permite a simplicidade da vida e das amizades, tão carismática e meiga, essa é minha mãe. Amiga dos três filhos.
A despeito das situações que a vida lhe impôs sempre superando, hoje eu conversei com ela e como alegrou minha tarde e me contagiou com sua ânsia por contemplar a beleza da vida!
As vezes ela fica cabisbaixo, mas como diz Jó... "o cheiro das águas" (Jo 14:7)  faz ela brotar e potencializa o melhor que tem nela: Seu imenso amor!


Como escreveu Belchior e cantou Elis Regina "


"Minha dor é perceber
Que apesar de termos
Feito tudo, tudo,
Tudo o que fizemos
Nós ainda somos
Os mesmos e vivemos
(...) Como os nossos pais..."


Por mais que se fuja, por mais que se negue, quantas coisas observo deles em mim:
As qualidades deles eu encontro em mim, Os defeitos deles eu encontro em mim, e o pior.
As manias deles eu encontro em mim! Sou tão meus pais que me assusto!
Acho que dizer isso não é nada ruim, o fato é que o mundo não é bem resolvido e quando falamos de relações pessoais, em quaisquer que sejam os níveis, sempre temos que tomar uma postura de sinceridade diante delas para assumir em que condições e a que condições estamos nos nossos relacionamentos!
Talvez o mais difícil é assumir que não existe relacionamento perfeito, e como diria meu caro amigo Mario Jonas: Isso é família!! 
Será que se cada um de nós assumir essa fragilidade conseguiríamos mudar algo?
Bom.... Já é mais de meia noite e tenho que acordar daqui a quatro horas (5:40 am) essa rápida homenagem não chega a nem ser sombra do que sinto pelos meus pais!


Obrigado Pai e Mãe eu os amo!


Valew Deus!

2 comentários:

  1. Muita das vezes precisamos de um tempo, acabamos dando um tempo de nossos pais, acho injustiça, afinal são os que mais nos ouvem, talvez a proteção excessiva nos atrapalha a acredita em tudo, parece que os filhos estão sempre certos enquanto o mundo lá fora diz ao contrário. Só percebemos o que nossos pais querem dizer já estamos adultos, muita das vezes já são somos pais também e só ai, podemos perceber o quanto certo estavam que tanta voltas que fizemos, e que as respostas de que tanto procuramos estava tão próximos de nós e não demos conta.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela família e pela visão que tem a respeito dela.. bjs.
    And.

    ResponderExcluir